top of page
Buscar
  • Foto do escritorRedyala

Resistências ao marco temporal na UFFS


"O Brasil é terra Indígena"

"PL 490 MATA!"


A Rede latino americana de diálogos decoloniais e interculturais – Redyala desde suas origens representa um esforço contínuo de aproximação das pessoas, grupos e movimentos sociais, assumindo como princípio a coletividade e pluridiversidade dos pensamentos para a construção de conhecimentos, encontros e partilhas.


Neste movimento, apoiadores e participantes da Redyala, Willian Simões, Claudia Battestin e Adroaldo Fidelis da Funai, estiveram participando do ato contra o marco temporal no dia 05 de junho de 2023 na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na cidade de Chapecó. Importante destacar a presença dos estudantes de diversas etnias que estudam na UFFS, pois foram eles que realizam o chamado para o movimento. São diversos povos presentes nesse espaço: Baniwa, Baré, Guarani, Kaingang, Kokama, Kambeba, Tukano, Tikuna, Wai-Wai, que lutam pelos mesmos direitos na garantia dos seus territórios.


Além destes, estiveram participando comunidades Indígenas Kaingang do Toldo Imbu, Toldo Chimbangue, Toldo Pinhal, Terra Indígena Xapecó, Aldeia Conda e Terra Indígena Nonoai, e Guarani do Araca´í.

Fortalecemos nosso apoio pela garantia dos territórios na preservação da vida.


*Créditos de imagens por Claúdia Battestin.

bottom of page