top of page
Buscar
  • Foto do escritorRedyala

Homenagem a Paulino Eidt

A Redyala, em nome de todos os membros, manifesta todo carinho e admiração pela trajetória, presença e vida de Paulino Eidt. Dia 05 de outubro de 2021, fez a sua passagem, deixando um legado que ficará em nossa práxis. Autor do livro intitulado "Os sinos se dobram por Alfredo", Paulino foi um grande educador, comprometido com as políticas públicas e lutas sociais de seu tempo.


"Paulino Eidt conseguiu sintetizar, num só livro, a imensa, a incomensurável e assombrosa (no melhor sentido filosófico) caminhada do mundo para seu começo. Porque a caminhada do mundo para seu fim é o anúncio do novo recomeço, em eterna alternância de dia e noite, de vida e morte. Os sinos que dobram por Alfredo, dobram pelo mundo: dia e noite, vida e morte, big bang do fim e do recomeço. O tempo reversível marcado pelos sinos segue, a passos do bimbalhar, a flecha do tempo irreversível, na curvatura do universo infinito". Fragmento, escrito por Ireno Antônio Berticelli, do prefácio da obra, "Os sinos de dobram por Alfredo".


O vídeo a seguir é um trecho retirado do encontro "Movimentos Sociais e Espiritualidades", que ocorreu no dia 24 de abril de 2021, organizado pelo grupo de pesquisa Sulear do Mestrado em Educação da Unochapecó. Essa foi a última fala acadêmica feita pelo professor Paulino.


bottom of page