Redyala
Congresso Internacional Comunidades Locais e Caminho de Santiago | novo prazo

Chamada para trabalhos
A data limite para envio de propostas é dia 11 de outubro.
A partir da década de 80 do século passado, os Caminhos de Santiago experimentam uma nova visibilidade internacional de causalidade multifacetada. O interesse das entidades públicas da Galiza por promover o turismo e a imagem do território, a redinamização da construção (também identitária) europeia (da hoje União Europeia) ou, ainda no quadro da Guerra Fria, a ativa intervenção de promoção da Igreja católica, fizeram com que – com data emblemática no evento Xacobeo de 1993 – os Caminhos de Santiago passaram a se converter numa realidade muito presente em numerosos territórios peninsulares e europeus atravessados pelos diferentes itinerários.
No Congresso Internacional Comunidades Locais e Caminhos de Santiago. Ameaças e alianças pretende-se colocar a debate e avançar no conhecimento acerca das relações que se estabelecem entre as comunidades locais e o fenómeno jacobeu, assunto porventura menos estudado. Assim, colocam-se questões como as seguintes:
O que pensam as comunidades locais dos Caminhos?
O fluxo de pessoas peregrinas aumenta a autoestima e reforça a identidade própria das comunidades ou é perturbador?
Mudou o seu modo de vida? Melhorou ou piorou?
É um incentivo para a economia e a produção local?
Qual é a oferta gastronómica; artesã; cultural?
Qual é a imagem de quem visita sobre o visitado? E vice-versa?
Estas e muitas outras perguntas pretendem ser objeto de análise num momento crucial, pela dinâmica gerada pelos Caminhos nos últimos trinta anos e pola situação pandémica e pós-pandémica. A visita, a peregrinação são uma aliança ou uma ameaça para as comunidades locais?
Linhas temáticas:
Turismo sustentável e turismo responsável
Turismo e comunidades locais
Caminho e comunidades locais
Impactos económicos, ambientais, culturais nas comunidades locais
Produção local e regional e visitantes
Políticas culturais e turísticas locais
Tecnologias aplicadas à análise da interação entre caminho, turismo e comunidades locais
Outros itinerários e comunidades locais
O Congresso terá quatro modalidades de participação: apresentação e comunicação, painel, apresentação de projetos (de Mestrado, Doutoramento ou Pós-Doc) e participação sem comunicação. Haverá ainda a possibilidade de envio de propostas de apresentação de produtos académicos (livros, documentários, etc.), que não estarão limitadas em número.
O prazo para apresentação de propostas (em galego/português, espanhol, inglês, francês ou italiano) decorre até ao dia 11 de outubro de 2021.
Mais informações: https://congressoclcs.org/